Atendemos suas necessidades de desenvolvimento de websites, webdesign, aplicativos web e mobile, integrações, automações, APIs. Cuidaremos muito bem do seu projeto!

Tel: +55 (21) 98102 8640

felipe@huszardev.com

Huszardev

Agência Digital

3 motivos para projetos de websites falharem

O desenvolvimento de websites se tornou uma tarefa extremamente difundidas nos tempos atuais. Com a nova era digital, em que o mundo avança em uma velocidade absurda uma transformação digital em praticamente todas as áreas conhecidas, as empresas correm atrás da modernização. Desde criação de sites institucionais até a total remodelagem de seus processos para implementação de um sistema online, praticamente todas as empresas correm para não ficar atrás nessa nova era.

Juntamente com isso, muitas ferramentas, como gerenciadores de conteúdo banalizaram a complexidade da disciplina de desenvolvimento de websites, permitindo que praticamente qualquer pessoa sem conhecimento técnico consiga desenvolver um website. Não que isso seja ruim! Na verdade é ótimo que algo tão importante como ter um website esteja acessível para todos. Porém, temos efeitos colaterais nessa banalização e muitas vezes projetos falham justamente por não haver um gerenciamento correto em projetos desta natureza.

Abaixo listamos 5 motivos para projetos de website falharam devido a gerenciamento incorreto, em seu planejamento ou execução.

1) Falta de comunicação

Este na verdade é um dos principais motivos para falhas em projetos de qualquer natureza. A comunicação muitas vezes é menosprezada, tanto durante o planejamento quanto a execução de projetos de desenvolvimento de websites. Acontece que, em um mundo cada vez mais rápido e técnico que vivemos, habilidades como comunicação, habilidades sociais, e relações interpessoais muitas vezes são menosprezadas na procura de profissionais ou agências durante o desenvolvimento do projeto.

Para garantir que uma boa comunicação está sendo aplicada, muitas vezes é recomendado priorizar uma comunicação verbal e visual do que escrita, pois mitigam muito mais as chances de mal entendimento. Além disso, ferramentas de apoio como mapas mentais e ferramentas de gerenciamento de escopo auxiliam muito para garantir uma boa comunicação.

2) Mal entendimento dos requisitos

A fase de levantamento do requisitos do cliente e das partes interessadas do projeto é de total importância para seu sucesso. Friso bastante isso pois falhas nessa fase podem levar a diversos problema como mal redimensionamento dos recursos, especificação incorreta das funcionalidades e até priorização incorreta das atividades.

Antes de sequer iniciar as atividades de desenvolvimento do website, as fases de especificação de requisitos e criação do escopo têm que ser levadas com bastante consideração para garantir uma execução mais fluída ocorra durante o projeto, evitando desperdício e replanejamentos.

3) falta de técnicas e ferramentas de apoio

Um grande aliado durante o desenvolvimento de websites complexos são ferramentas de apoio já mencionadas como mapas mentais (imagem anterior). Existem diversas ferramentas gratuitas por aí que ajudam bastante para facilitar a comunicação entre o cliente, o gerente de projetos e o time, como o Asana, para gerenciamento de escopo e comunicação, o Trello, parecido com o Asana mas com uma interface mais simplificada e divertida, o Google Drive, para compartilhamento de arquivos, e o XMind, para criação de mapas mentais.

Além disto, o uso de elementos visuais como gráficos, processos e diagramas facilitam muito o entendimento quando existem membros no time com perfil mais visual do que textual, afinal nem todos os humanos são iguais, certo? É justamente papel do responsável pelo projeto encontrar a melhor forma de facilitar a comunicação entre todos os membros do projeto

Vale mencionar também que durante a execução do projeto, a escolha de metodologias de gerenciamento como o Scrum, para desenvolvimento ágil é de grande apoio para que projetos possam ser executados e validados de forma incremental, validando assim pedaços menores e entregáveis do website. Dessa forma, o cliente além de ficar menos ansioso por poder ver e utilizar partes menores de seu website, também pode já trazer considerações que de outra forma só ficariam claras no momento da entrega final do projeto. Não existe bala de prata porém: cada caso é um caso, cada perfil um perfil. É papel do gerente de projetos entender todas as variáveis que afetam o desenvolvimento do website e aplicar as melhores ferramentas e técnicas que vão auxiliar para garantir seu sucesso.

Resumindo

Apesar de parecer uma tarefa banalizada, o desenvolvimento de websites continua sendo uma disciplina que requer o gerenciamento de um projeto como qualquer outro, podendo muitas vezes chega a um nível de complexidade enorme onde, caso não haja boa comunicação e entendimento correto das necessidades do cliente, pode se transformar uma bola de neve, causando prejuízo, e no pior dos casos, insatisfação e cancelamento total do projeto.

Então, vamos começar a assumir o controle de nossos projetos?

Desenvolvedor e Gerente de Projetos

Postar um comentário