Atendemos suas necessidades de desenvolvimento de websites, webdesign, aplicativos web e mobile, integrações, automações, APIs. Cuidaremos muito bem do seu projeto!

Tel: +55 (21) 98102 8640

felipe@huszardev.com

Huszardev

Agência Digital

HTML, CSS e JavaScript, uma analogia

De vez em quando vejo pessoas com duvidas em relação ao HTML, CSS e JavaScript, em muitos dos casos eles não sabem qual devem aprender primeiro pois não entendem a diferença entre eles, então eu vou tentar explicar de uma forma mais “intuitiva” da qual sempre uso para exemplificar.

Imaginem a estrutura de uma casa em construção, ela passa por três etapas, o primeiro é o planejamento, o segundo é a construção, a última etapa é o acabamento. Então o planejamento é o primeiro passo, tanto da casa, quanto da construção do projeto.

No caso de um site é o planejamento do que vai ter, de como vai ser, é o famoso briefing. O segundo passo é a construção da estrutura, sem a estrutura não existe acabamento, mas uma casa continua sendo uma casa mesmo sem o acabamento, porém ela fica menos funcional e com uma aparência não muito boa, é isso que o HTML faz, ele cria a estrutura do site, ele não precisa do CSS necessariamente para funcionar, ele pode funcionar sem CSS, mas isso faz com que ele seja menos intuitivo. O terceiro passo é o acabamento, uma casa pintada, com piso, azulejos e decorações é muito mais bonita e funcional, esse é o papel do CSS, ele dá vida a estrutura. Podemos querer usar recursos de automação residencial, é ai que o JS entra, o interfone por exemplo, seria papel do JavaScript, por exemplo: com CSS podemos adicionar luzes, mas com JS podemos adicionar o recurso para que ela apague sozinha quando não existe ninguém no comodo.

Bom, espero ter conseguido explicar bem, mas o motivo dessa postagem é para que entendam a real necessidade em aprender todos eles, todos eles tem uma grande importância, mas cada um tem uma importância diferente mas necessária. É por esse motivo que não há porque decidir entre HTML ou JavaScript, CSS ou HTML, CSS ou JavaScript. Eles são como uma família!

Um artigo escrito por Rafael dos Santos.

Artigo original: https://www.facebook.com/groups/desenvolvimentoweb/permalink/1925153197543110/

Desenvolvedor e Gerente de Projetos

Postar um comentário